Biografia - Nsoki |
Nsoki Neto, natural da pronvíncia do Zaire, desde cedo participou em grupos corais e peças teatrais. Formada em Finanças, nos Estados Unidos de América, a artista cantava música lírica, nas vozes de soprano e mezzo soprano. Após o seu regresso a Angola decidiu gravar a sua primeira obra discográfica.
‘Princesa do zouk’como foi carinhosamente apelidada pelos seus fãs, Nsoki é actualmente um dos nomes mais sonantes da música angolana, nos estilos Zouk, Kizomba, R &B e Soul.
Casada (2009), a artista lançou o seu primeiro single em Outubro de 2012 com as participações de Nanutu e Johnny Ramos, que marcou o começo da sua carreira, onde se destaca o sucesso musical ‘Meu Anjo’. Nsoki conta já com vários hits nacionais, entre os quais, "Infeliz", "Hoje sou Feliz" e “Bye Bye”.
Em Outubro de 2013 lança o seu primeiro álbum intitulado ‘Meu Anjo’, com 13 faixas musicais com produções de Heavy C, Johnny Ramos, Nguabi Montel e o brasileiro Ricardo Duna. O CD foi gravado em Luanda, Holanda, Rio de Janeiro e Lisboa, numa mistura agradável de músicas programadas e acústicas nos estilos Zouk, Kizomba e baladas.
Esposa de Luri Neto, que também é o manager e principal impulsionador da sua carreira, em 2013 a artista foi surpreendida com três nomeações na primeira edição dos Angola Musica Awards (AMA) nas categorias de ‘Artista Revelação’, ‘Melhor Voz Feminina’ e ‘Música do Ano’. Foi, ainda, indicada para o concurso Divas de Angola 2013 na categoria de ‘Diva da Música’, venceu em duas categorias no Top da Rádio Luanda, ‘Voz revelação Feminina’ e ‘Melhor Voz Feminina’, respectivamente.
Em 2014, foi premiada como artista revelação no Moda Luanda 2014 e consagrou-se, ainda na artista mais nomeada nos Angola Music Awards, em Setembro do mesmo ano, com sete designações e ganhou na categoria de ‘Artista Feminina do Ano’.
Neste mesmo ano realizou o seu primeiro espectáculo na casa 70, em Luanda, onde cantou para uma casa lotada. Em Abril de 2014, também ‘abarrotou’ o Cine Atlântico. Humilde a cantora afirmou à imprensa que não contava, algum dia, poder dar um show daquela envergadura.
Em Julho de 2016, Nsoky foi novamente nomeada para sete categorias dos AMA e vendeu dois prémios: Melhor Afro- Jazz/World Music com "vai-te embora" e Melhor Videoclip com "My treasure.
Actualmente (2016), Nsoki Neto promove a ‘Prova dos 9’, sua segunda obra discográfica gravada em Portugal e em Angola. O CD conta com as produções de Cox Santana, Lbeats, Baby C, Nelson Klasszik, Aires, Ravidson,?Wando Moreira, Boper e Carlos Juvandes. Ainda as colaborações de Lil Saint, Anselmo Ralph, Halison Paixão, Bolingó, Ravidson e Ivan Alexei.
Nos estilos Zouk, Kizomba, ghetto zouk, R&B e Soul, ‘Prova dos 9’, lançado em Novembro de 2015, conta com as participações especiais de Fabious (Zona 5), Yola Semedo e Nelson Freitas. As músicas "Vai-te Embora" e 'My treasure", deste álbum foram incluídas na banda sonora da telenovela portuguesa "A Única Mulher".
DISCOGRAFIA
PROVA DOS 9
Ano: 2016
+ Veja Mais
PREMIAÇÕES
ANGOLA MUSIC AWARDS
Obra/Papel: Música "Vai-te Embora"
Categoria: Melhor Afrojazz/World Music
Ano: 2016
Obra/Papel: Videoclipe "My Teasure"
Categoria: Melhor Videoclipe
Ano: 2016
Obra/Papel: Destaque Musical
Categoria: Artista Feminino do Ano
Ano: 2014
Obra/Papel: Obra discográfica "Meu Anjo"
Categoria: Artista Revelação
Ano: 2013
Obra/Papel: Obra Discográfica "Meu Anjo"
Categoria: Melhor Voz Feminina
Ano: 2013
Obra/Papel: Música "Meu Anjo"
Categoria: Música do Ano
Ano: 2013
AFRICAN MUZIC MAGAZINE AWARDS (AFRIMMA)
Obra/Papel: Obra discográfica "Africa Unite"
Categoria: Artista Revelação
Ano: 2017
Obra/Papel: Obra discográfica "Africa Unite"
Categoria: Melhor Artista da África Central
Ano: 2017
Obra/Papel: Obra discográfica "Africa Unite"
Categoria: Melhor Artista Feminina Lusófona
Ano: 2017
Enviar um comentário